No domingo 25/11 realizou-se na Casa diocesana de Vilar o 5º Encontro de Casais Novos, desta vez subordinado ao tema “A minha, a tua, a nossa família”, para o qual se inscreveram 56 casais que contraíram matrimónio nos últimos cinco anos.

No painel de testemunhos, a Susana e o Tiago contaram um pouco da sua história enquanto casal e de como gerir a relação na diversidade de características das duas famílias de origem e na superação de dificuldades. A Ana Clara e o Vítor abordaram a harmonia e a cumplicidade com as famílias de ambos, apesar da diferença e da distância entre a Maia e Évora. A Bebiana e o Diogo partilharam o seu sonho de construção de um lar cristão com o apoio do Movimento Oásis e alicerçado em ambas as famílias de origem.

Depois do trabalho de grupos, os três casais responderam  a questões colocadas pelo auditório sobre a forma de articular a relação do casal com os filhos e a família alargada. Foram apresentadas alguns caminhos de apoio à perseverança dos casais: a criação de grupos de casais com base nos grupos CPM, o retiro que o Oásis organiza para casais novos no último fim de semana de janeiro e a caminhada “Tandem” proposta pelas Equipas de Nossa Senhora.

D. Pio sintetizou, desafiando os casais jovens a serem presença de Deus junto dos seus congéneres, e concluiu esta tarde de reflexão com a bênção dos casais. Um postal alusivo ao encontro, contendo a imagem que o identificou e a oração da família proposta pelo Papa francisco na “Amoris Laetitia”, foi oferecido a todos como lembrança deste dia.