Constituía um objetivo deste Secretariado, para o ano pastoral de 2016/7, obter uma perspetiva das diferentes práticas pastorais existentes na diocese no que respeita à preparação dos noivos para a celebração do sacramento do Matrimónio, com a finalidade de facultar aos agentes pastorais um leque de possibilidades que permita oferecer aos noivos diversas alternativas para a sua preparação, contribuindo deste modo para que a celebração do Matrimónio seja mas alicerçada e consciente.
Para tal, foi feito um inquérito aos Movimentos apostólicos na área da família e às vigararias da diocese, especialmente as que utilizam modelos diferentes do CPM. Nas páginas seguintes apresentam-se as respostas obtidas. Não se apresenta ainda a totalidade das “ofertas” existentes, por falta de dados, pelo que os contributos das vigararias e movimentos em falta serão sempre bem-vindos e acolhidos, procedendo-se então à revisão deste documento.
Para além deste inquérito, realizou-se uma reunião entre responsáveis das diversas práticas pastorais, no passado mês de junho, que permitiu o mútuo conhecimento e esclarecimento sobre os modelos utilizados, razões que presidiram à sua elaboração e resultados da sua aplicação.
Esperamos com este contributo dar a conhecer à diocese as várias ofertas existentes para que, através delas, seja possível oferecer aos novos casais diversas possibilidades e contribuir assim para que possam encontrar aquela que melhor se adequa à sua sensibilidade e disponibilidade.
Em comunhão na missão
Ângelo Soares
Diocese do Porto, 29 de setembro de 2017